As mais belas fotos do Universo

Você está em: Astronomia
    Um concurso de Fotografias realizado pelo Observatório britânico que esta localizado em Greenwich premiou as mais belas fotografias do universo. O concurso teve mais de 700 fotografias inscritas dentre quatro categorias, nosso sistema solar, espaço profundo, terra e espaço, e jovem fotografo de astronomia e esta em sua terceira edição. Abaixo selecionamos algumas das fotografias vencedoras deste concurso.
O norueguês Ole Salomonsen registrou em cores dramáticas a aurora boreal, com suas luzes, os movimentos da lua e até estrelas cadentes. "Quando você está lá, percebe quão pequeno é nesse universo infinito em que vivemos", disse Ole.



Esta fotografia tirada pelo britânico Damian Peach na ilha de Barbados, que mostra detalhes do fluxo de gases de Júpiter e de dois dos seus satélites, venceu o concurso Fotógrafo de Astronomia 2011 promovido pelo Observatório Real britânico e a revista 'Sky at Night'.

As emissões de luz e matéria a partir de estrelas jovens e brilhantes da constelação de Ara formam imagens que inspiraram o  autor da foto, o australiano Michael Sidonio, a batizá-la de 'Dragões de Ara Lutando'.

Jeffrey Sullivan, dos EUA, recebeu um dos prêmios especiais na categoria 'Pessoas', com este 'autorretrato sob a Via Láctea', como ele mesmo descreve.

Nesta fotografia, Dani Caxete, da Espanha, quis 'imortalizar' a Estação Espacial Internacional e o ônibus espacial Endeavour à medida que eles passaram em frente ao sol.

Esta imagem do australiano Peter Ward mostra a cromosfera do Sol, uma fina camada da atmosfera solar. A fotografia foi tirada através de um filtro que isola a luz vermelha emitida por gás hidrogênio muito quente. A temperatura na cromosfera do sol pode chegar a 20.000 ºC.

A erupção do vulcão islandês Eyjafjallajökull, cujas cinzas tumultuaram o espaço aéreo europeu, renderam ao fotógrafo Örvar Atli Þorgeirsson esta impressionante fotografia. Pontuada pelas cinzas do vulcão, aparece a aurora na ilha, cuja noite no fim de abril só dura uma ou duas horas.

Esta fotografia do turco Tunç Tezel venceu a categoria 'Terra e Espaço'. Tirada no vilarejo de Oneroa, nas ilhas Cook, a foto mostra a via-láctea com suas centenas de bilhões de estrelas, dentro da qual brilha o sol iluminando a estrutura durante um eclipse total.

O norte- americano Edward Henry capturou esta imagem de um grupo de três galáxias em espiral localizada a uma distância de 35 milhões de anos-luz da Terra.

Na imagem de Marco Lorenzi, vencedora da categoria 'Espaço Profundo', mostra a intrincada estrutura após a explosão de uma supernova, a morte violenta de uma estrela de massa maior que a do sol. O evento ocorreu há 10 mil anos.
As fotos podem ser vistas atráves do site: www.nmm.ac.uk/astrophoto



0 comentários :

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.
 
Lider Biologia - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade | Template Clean, criado por Tutoriais Blog .