Tipos de Protozoários



Ameba 
Ameba, vista microscópica
       É um protozoário sem forma fixa.
    A ameba se parece com um saquinho de geléia. Sua célula simples é circundada por uma membrana plasmática e muda de forma ao se movimentar. A ameba se nutre envolvendo o alimento e englobando-o com seus pseudópodos. Existem muitas espécies de amebas. Podem ser encontradas na água, no solo, e as parasitas vivem dentro de plantas ou de animais. A espécie Entamoeba histolytica se alimenta de outras células vivas e causa a disenteria.
Movimento amebóide
    A ameba se movimenta ao modificar a forma de seu citoplasma. Ela consegue intercalar o estado gelatinoso com o estado líquido do seu citoplasma. Foram os pseudópodos, que significam "falsos pés", para onde se desloca parte do seu citoplasma. Como uma bolsa de gelatina, a ameba se move rolando sobre si mesma.
Forma cística da ameba 
     É a forma de defesa e reprodução da ameba Em condições adversas ou quando vai se reproduzir, a arneba toma forma esférica e espessa sua membrana, ficando protegida por uma espécie de carapaça.
Mixomiceto 
    O mixomiceto, ou mofo do Iodo, tem um modo de vida incomum. Durante uma época vive e se alimenta das substâncias encontradas no meio. Quando este suprimento diminui, unem-se em bloco e formam uma massa chamada mixameba. Podendo pesar mais de um quilo, rasteja pelo chão. Forma pequenos corpos frutíferos que produzem esporos Os esporos germinam para reiniciar o ciclo.
Radiolário
    Os radiolários vivem no mar. Eles, em geral, têm células redondas, com centenas de pseudopodos que coletam o alimento. As áreas mais profundas do solo marinho são cobertas por finas camadas de radiolários, formadas pelos depósitos dessas microcarapaças. Isto se dá porque as carapaças são feitas de sílica, mineral insolúvel em água.


Foraminífero
Conhas de foraminífero
     É um protozoário com concha calcária ou silicosa perfuradas. Um foraminífero é um protozoário que vive no mar. Sua concha é feita de carbonato de cálcio ou sílica. A concha apresenta pequenos de foraminífero orifícios e tem várias câmaras conectadas. Pseudópodos microscópicos são projetados por esses orifícios para coletar alimento.
Paramécio 
  Grupo de protozoários que nadam com a ajuda de cílios. O Paramecium é um protozoário bastante ativo. Em geral, vive em água doce e se alimenta das bactérias. Sua forma lembra um chinelo coberto de milhares de finíssimos pêlos, chamados cílios Esse, ajudam a célula a se locomover na água.
Plasmódio
    O Plasmodium é um parasita que se instala nas glândulas salivares dos mosquitos e também no corpo humano. Quando o homem é picado por um mosquito infectado, os parasitas entram no corpo. Eles circulam pelo sangue e se reproduzem dentro do fígado e nos glóbulos vermelhos, o que causa a doença chamada malária. Em poucos dias os parasitas rompem os glóbulos vermelhos e liberam um produto que provoca a febre.
Zooplâncton 
    O zooplâncton é a parte do plãncton constituída de protozoários e pequenos animais. Muitos desses organismos são microscópicos, embora alguns sejam visíveis a olho nu. Eles flutuam na água e vivem alimentando-se de outras formas de vida, ou filtrando pequenas partículas de alimento da água. Alguns dos organismos do zooplâncton passam a vida inteira à deriva. Outros, como os crustáceos e os ouriços-do-mar, só vivem assim quando são jovens; depois, mudam de forma, ou sofrem metamorfose e adotam diferentes modos de vida como adultos.

1 comentários :

Tecnologia do Blogger.
 
Lider Biologia - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade | Template Clean, criado por Tutoriais Blog .