Grande número das diatornáceas vive no mar e na água doce. São os organismos mais numerosos do fitoplâncton. A diatomácea está protegida por uma carapaça feita de sílica. Essa carapaça tem duas partes, ou valvas, que se encaixam como corpo e tampa de saboneteira; dessa maneira, ela protege a parte interna da célula Os envoltórios das diatomáceas muitas vezes apresentam intrincadas decorações. Algumas diatomáceas possuem gotas de óleo que ajudam na flutuação.
Diatomita
É Rocha feita de carapaças de diatomáceas mortas. Quando uma diatornácea marinha morre, sua carapaça se deposita no fundo do oceano. Em alguns lugares, esse depósito forma, ao longo do tempo, uma fina camada chamada terra de diatomáceas. Conforme essas camadas são comprimidas, se transformam em uma rocha chamada diatomita. A diatomita é quase sílica pura e é usada na produção de isolantes térmicos, filtros e abrasivos.
Dinoflagelado
Alga unicelular comum em mares quentes.

Zooxantela
É uma alga unicelular que vive em parceria com alguns animais.
A zooxantela é um dinoflagelado. Grande número dessas algas vive dentro de células de corais e de outros animais marinhos. A alga fornece alimento ao seu parceiro por meio da fotossíntese e, em troca, o animal lhe dá proteção.
Euglena
É um organismo unicelular que tem cloroplastos, mais não possui menbrana celulósica.
PlânctonO hábitat do plâncton são as águas superficiais dos oceanos e lagos. Constituem plâncton seres como protistas, algas, plantas multicelulares e animais microscópicos. Os organismos que fazem fotossíntese são chamados de fitoplâncton eos outros formam o zooplâncton. Existem muitas larvas. Vivem à deriva na água e somente alguns podem nadar, ainda que precariamente.
Fitoplãncton
Grupo de organismos planctônicos que realiza a fotossíntese. Todos os dias, a energia chega ao oceano em forma de luz solar. Os pequenos organismos que constituem o fitoplâncton captam essa energia, usam-na para se nutrir através da fotossíntese e formam o primeiro elo da cadeia alimentar pois produzem alimento que vai suprir o zooplâncton.
0 comentários :
Postar um comentário