Teorias da Evolução

    A terra é habitada por milhões de tipos de seres vivos. De onde eles vieram? Durante séculos, o homem tem tentado responder a essa questão. Observando os fósseis, podemos perceber que os seres atuais se desenvolvem lentamente, a partir de organismos intermediários e estes, por sua vez, originaram-se de organismos mais simples.
Evolução  é o processo pelo qual os seres vivos se transformam no transcurso das gerações. A evolução é extremamente vagarosa e só após muitas gerações é que se observa a mudança.

Criacionismo
 É a crença de que todos os seres foram criados especialmente. Algumas pessoas ainda hoje não acreditam que os seres vivos evoluem. Com base no texto bíblico, elas pensam que todos foram criados de uma só vez, tal como vemos hoje.
Essa idéia é chamada criacionismo ou fundamentalismo.


Lamarckismo
   Teoria evolucionaria desenvolvida por Jean Baptiste Lamarck.
Lamarck acreditava que os seres vivos evoluíam por desenvolverem, durante suas vidas, características, de acordo com suas necessidades de adaptação, que eram passadas às gerações seguintes. Hoje, os cientistas sabem que as características adquiridas não podem ser herdadas.


Darwinismo
    Teoria evolucionista desenvolvida por Charles Darwin
A teoria de Darwin baseia-se em três observações básicas: 1) todos os seres tem variações nas características que podem ser transmitidas à prole; 2) os seres estão numa feroz luta pela sobrevivência, em que os animais adaptados devem sobreviver e produzir descendentes; 3) Dessa competição, as características favoráveis se fazem mais comuns nas gerações posteriores, tornando-se predominantes nas populações. Esse processo é chamado seleção natural. Através das gerações, a seleção natural torna mais notáveis as modificações e o fenômeno da evolução.

Neodarwinismo
    É a versão moderna da teoria da evolução de Darwin. 
Quando Darwin anunciou sua teoria da evolução, os conceitos de genética não eram conhecidos como hoje. Desde então, os cientistas têm feito muitas descobertas que apoiaram a teoria de Darwin. Demonstraram como as variações podem aparecer nos seres através de mutações nos genes ou nos cromossomos e também como essas variações podem ser passadas de uma geração a outra. Os bioquímicos associaram a evolução às mutações que ocorrem nas moléculas que constituem os seres vivos. Essas descobertas foram a base do neodarwinismo.



0 comentários :

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.
 
Lider Biologia - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade | Template Clean, criado por Tutoriais Blog .