Os Lipídios


Introdução
Os animais e as plantas servem-se dos lipídios para executar diversas funções. As gorduras e os óleos são lipídios que armazenam energia e proporcionam isolamento térmico. As ceras criam  uma capa impermeável, e os fosfolipídios são constituintes da membrana celular.
Lipídio
O lipídio é um composto orgânico insolúvel em água, e incluem gorduras, óleos e ceras. Os lipídios repelem a água e, portanto, podem ser usados para separar as substâncias de um meio aquoso. As gorduras e os óleos formam reservas concentradas de energia que são armazenadas dentro das células. Uma molécula de lipídio é feita de longas cadeias de carbono e átomos de hidrogênio, com um pequeno número de átomos de oxigênio.
Gordura
Manteiga é uma gordura
As gordura é um lipídio geralmente sólido em temperatura ambiente, são encontradas principalmente em animais, que as armazenam em suas células como reserva de energia. Alguns animais têm uma camada de gordura sob a pele para mantê-los aquecidos. As gorduras animais são ricas em ácido graxos saturados, que possuem átomos de carbono ligados a outros  átomos por uma ligação química simples. É o que faz as gorduras serem sólidas à temperatura ambiente.
Óleo 
Oléo
Os óleos é um lipídio geralmente líquido à temperatura ambiente, são mais comuns nas plantas que nos animais. As plantas usam os óleos para armazenar energia.
Muitas vezes as sementes armazenam o óleo como reserva de energia no início do crescimento.
Cera
Velas de cera
Lipídio usado freqüentemente como capa protetora, são substâncias macias, escorregadias e resistentes ao ataque de outros produtos químicos. Os animais e as plantas produzem cera para proteger estruturas como a pele, o cabelo, as folhas e o fruto. A lã é protegida por uma cera macia chamada lanolina, que, geralmente é usada em xampus e cremes. As abelhas guardam seu mel em favos de cera.
Fosfolipídio
Fosfolipídio é uma variedade de lipídio encontrada nas membranas.
Esteróide
É um lipídio complexo no qual os átomos de carbono estão dispostos em anéis, é encontrado em tecidos animais. As móleculas de esteróide  contém  uma molécula chamada colesterol, uma substância que possui quatro anéis de átomos de carbono conectados. Os esteróides incluem algumas vitaminas e hormônios. O colesterol em excesso pode ser prejudicial á saúde. Uma dieta rica em comida gordurosa pode provocar obstrução nas artérias.

0 comentários :

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.
 
Lider Biologia - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade | Template Clean, criado por Tutoriais Blog .