O estudo das células

    As células são pequeníssimas unidades de que são feitos todos os seres vivos. Alguns organismos, como amebas, são constituídos de uma única célula, enquanto outros, são como os seres humanos, são constituidos de trilhões. A célula é uma unidade que contém matéria viva. A energia que ela recebe é usada para se desenvolver e se reproduzir,
Célula
Celula é uma pequena quantidade de matéria viva, são como pequenos tijolos dos seres vivos. A maioria delas compõem-se de fluido gelatinoso chamado citoplasma, envolvido por uma fina camada, ou membrana, que permite a entrada e saída de substâncias. As celulas são controladas por um núcleo, que contém a informação necessária para fazê-las trabalhar. Elas se reproduzem dividindo-se em duas. As células vegetais possuem parede celular rígida e freqüentemente contêm vacúolos, o que as diferencia dos células animais.
Membrana Plasmática
É uma fina barreira que separa a célula do meio,  é feita por uma dupla camada de fosfolipídio, e, embora seja extremamente fina é bem forte e se regenera quando rompida. Sua permeabilidade é seletiva, isto é, ela impede a passagem de algumas substâncias mas permite o fluxo de outras.
Citoplasma
É o material celular que preenche o espaço entre a membrana plasmática e o núcleo, é um fluido gelatinoso no qual se encontram as organelas. Junto com o núcleo,, o citoplasma forma o  material vivo, ou protoplasma, da célula.
Organela
É qualquer estrutura encontrada no interior da célula com função especial, elas são controladas pelo núcleo, e cada organela tem uma função particular ligada a manutenção da vida celular. Por exemplo, os lisossomos são organelas que digerem os alimentos enquanto as mitocôndrias produzem energia.
Mitocôndria 
Mitocôndria é uma organela que produz energia, são responsáveis pela respiração aeróbica, um processo que realiza a combustão dos alimentos para produzir energia. As mitocôndrias tem forma alongada e possuem duas membranas. A externa separa a mitocôndria do resto da célula. A chamada cristas, nas quais as substâncias são oxidadas.
Núcleo
É o centro de controle da célula. É a maior estrutura na maioria das células animais. Ele controla a atividade celular e contém, as instruções químicas da célula armazenadas no DNA. Em geral o núcleo apresenta uma região densa chamada nucléolo, que ajuda a produzir os ribossomos.
Retículo endoplasmatico
É o sistema de membranas que produz e armazena substâncias, é uma rede complexa composta por membranas dobradas. Essas membranas circundam espaços que estão separados do resto da célula. 
Complexo de Golgi
É o sistema de empacotamento e transporte de substâncias feitas pela célula.
Ribossomo
É uma estrutura pequeníssima responsável pela síntese das proteínas, são pequenas granulações encontrados no citoplasma e na superfície do retículo endoplasmático. O ribossomos tem papel importante na síntese de proteínas. Eles ajudam na leitura do código genético armazenado  no DNA. Assim, usam o código para reunir moléculas de aminoácidos e formar proteínas, as quais realizam diversas tarefas. As células precisam produzir muitas proteínas para o seu  crescimento e, por isso, contém milhares de ribossomos.
Lisossomos
São vesículas que contêm substancias digestivas, elas contêm poderosas enzimas que podem transformar moléculas grandes em moléculas pequenas. Em geral uma célula usa seus lisossomos para digerir o alimento e assimila-o. Algumas vezes, porém, a célula  usa o lisossomo para autodestruição. Isso acontece durante a metarmofose, quando um animal precisa mudar sua forma para se desenvolver.

Cílios
Cílios são projeções móveis parecidas com fios de cabelos, a célula animal usa os cílios para movimentar as coisas que estão proxímas ou para se movimentar. Algumas células possuem centenas de cílios, outras não possuem nenhum.
Flagelo
Flagelo é uma longa projeção, parecida com um fio de cabelo, usada principalmente para movimentação, ele é maior que o cílio e chicoteia de um lado para o outro movimentando assim a célula. Os espermatozóides usam o flagelo para se mover.

Esquema de uma célula animal

0 comentários :

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.
 
Lider Biologia - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade | Template Clean, criado por Tutoriais Blog .