O estudo das bactérias


Introdução
   As bactérias podem viver em qualquer ambiente e, como  são muito pequenas, só podem ser vistas ao  microscópio. Nosso corpo contém cerca de 100 trilhões  dessas pequeníssimas formas de vida - e também  hospeda os vírus, estranhos pacotes de substâncias que  só se reproduzem com a ajuda de outras células. 

Bactéria 
    Microorganismo procarioto,  do reino das moneras, de vida  livre ou parasita no homem e  em outros seres  As bactérias são os seres vivos mais  abundantes na Terra e pertencem ao  reino das moneras. Cada bactéria  consiste de uma única célula a cuja  resistência é conferida por uma rígida  membrana celular, ou parede celular.  É uma célula procariota a, ou seja, não  possui núcleo a individualizado nem  complexo de organelas. As bactérias  vivem de maneiras diferentes. Algumas  espécies são decompositoras e "têm  importante papel na reciclagem  de nutrientes. Outras são  parasitas, em geral chamadas  de germes, e causadoras de  inúmeras doenças. Muitas  espécies de bactérias vivem em  grupos chamados colônias a  e podem ser identificadas  pela forma e pela cor da colônia.

Microorganismo 
    Forma de vida que só pode ser  observada ao microscópio   As •bactérias são apenas algumas das  formas de vida pequenas demais para  serem vistas a olho nu. Outros tipos  incluem os protozoários a, as algas  unicelulares a e alguns fungos a. 

Infecção  
    Crescimento de  microorganismos em seres vivos.   Se um microorganismo se instala em  algum ser vivo que lhe serve de  alimento e encontra temperatura conveniente, pode se reproduzir  muito rapidamente. O resultado é  uma infecção. No corpo humano, isso pode produzir doenças como  tuberculose, a cólera e o tife. No  entanto, as bactérias nem sempre são  nocivas: os  queijos e os   iogurtes são  produzidos por leite  fermentado por bactérias.

Bacilo 
   As bactérias têm formas determinadas que facilitam sua identificação pelos cientistas. O bacilo e uma bactéria com forma de fino bastonete, cerca de três a quatro vezez mais longo que a sua largura. Uma espécie de bacilo, o Cacillus anthacis, causa carbúnculo, uma doença bovina.

Coco
    A bactéria esférica é O  chamada coco. Em algumas espécies  de cocos, as células ficam separadas   a uma pequena distância; em outras,  como nos diplococos, estão  arranjadas aos pares. O estreptococo  é um tipo de bactéria que forma  cadeias. Existem várias espécies de  cocos dentro e fora do corpo humano.  O Strepwcoccus mutans vive na boca  e é uma das bactérias que causa a  degeneração dos dentes.

Espirilo    
    Existem alguns tipos de bactéria com forma de espiral. As espiroquetas causadoras da sífilis são parecidas com saca-rolhas; elas se movimentam através de giros no meio líquido.
Outro grupo de bactérias chamado vibriões, têm células com forma de vírgula.

Cianofíceas 
     Moneras que produzem o seu  próprio alimento através da  fotossíntese   Cianofíceas, ou algas verde-azuis,  realizam a fotossíntese RI. Usam a  luz do Sol para transformar  substâncias simples em alimento. A  maioria vive na água e algumas  espécies apresentam flutuadores.  São importantes fixadoras de  nitrogênio . Coletam o nitrogênio  do ar e o transformam em nitratos  e nitritos  utilizados pelas  plantas.

Divisão binária 
    As bactérias em geral se reproduzem  por divisão binária, produzindo um par  idêntico de células. Em condições  adequadas, as bactérias se reproduzem   a cada 20 minutos. a teoria, uma  simples bactéria poderia produzir cerca  de 5 mil bilhões de bilhões de células  simples em 24 horas. Na realidade, a  escassez de alimentos e outros fatores  previnem que isso ocorra.
Esporo   
    Forma de resistência das  bactérias contra condições  adversas   É uma célula modificada para  resistir em condições adversas.  Algumas delas sobrevivem horas em água fervendo. Os esporos  podem entrar em dormência por  milhares de anos e retomar suas  atividades quando as condições se  tornarem favoráveis. 

Tipos de bactérias

Veja mais => O estudo dos vírus

1 comentários :

Tecnologia do Blogger.
 
Lider Biologia - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade | Template Clean, criado por Tutoriais Blog .