Gimnospermas



Reprodução Gimnospermas
Gimnosperma
    Planta cujas sementes se desenvolvem fora dos frutos. As gimnospermas foram as primeiras plantas a se reproduzir por sementes. Hoje, esse grupo de plantas contém menos de mil espécies, mas algumas são muito fortes e com longa vida. Com as angiospermas, ou plantas com flores , as gimnospermas constituem o grupo chamado espermatófitas, ou plantas com sementes, que se reproduzem através de sementes. O termo "gimnosperma" significa "semente nua", pois suas sementes não estão inseridas dentro do fruto, que se desenvolveu do ovário. Muitas formam suas sementes dentro de cones.

Folhas agulhadas arrojadas em rosetas do cedro azul
Conífera
    Planta cujas sementes se abrigam nos cones As coníferas constituem a divisão. das coníerófitas (Coniferophyta), que contém cerca de 550 espécies. As coníferas formam densas florestas nas regiões frias da Terra, sendo comuns nas montanhas. Algumas espécies também crescem em lugares quentes. A maioria das coníferas tem folhas permanentes que resistem aos ventos fortes. Em geral suas folhas são como agulhas longas e finas, ou escamas pequenas e chatas.

Cone
    Estrutura reprodutiva de uma conífera Constituído por um grupo de folhas modificadas que forma a flor lenhosa e dura das coníferas. Na árvore, os cones masculinos, menores e longos, crescem separados dos femininos. O pólen. é disperso. Ocorre a fertilização. nos grandes cones femininos, que produzem as sementes, que crescem e tornam- se pesadas.

Resina
Joaisa de ambar com fósseis de insetos
    Secreção produzida pelas coníferas Muitas coníferas produzem resina como prevenção contra insetos que roem sua madeira. Se a casca de uma conífera for danificada, a resina escoa para cobrir a ferida. A resina fossilizada é chamada âmbar. Alguns âmbares contêm fósseis de insetos aprisionados na resina milhões de anos atrás.

Família dos pinheiros
   Família de coníferas com folhas em forma de agulhas Os pinheiros' constituem a família das pináceas (Pinaceae), que contém cerca de 200 espécies. As coníferas mais conhecidas são os pinheiros (Pinus), família que inclui os pinheiros- alvares (Abies), os abetos (Picea), a cicuta (Tsuga), o pinho-norte- americano (Pseudotsuga), os Iaríços (Larix) e os cedros (Cedrus). Os lariços são membros incomuns dessa família, pois são decíduos isto é, perdem as folhas no outono.

Coniferas gigantes
Família das sequóias
   Família de coníferas que inclui as maiores árvores do mundo As sequóias pertencem à família das taxodiáceas (Taxodiaceae), que abrange 15 espécies de coníferas. Em geral, elas apresentam folhas em forma de agulha ou de escamas e cones arredondados. Essa família inclui duas sequóias-gigantes, a Sequoia sempervirens, considerada a árvore mais longeva do mundo (há espécimes com cerca de 3 mil anos de idade), e a Sequoiadendron giganteum, que é de maior porte.

Família dos ciprestes
    Coníferas com folhas em forma de agulha e de escama A família das cupressáceas (Cupressaceae) contém mais de 100 espécies, que incluem os ciprestes (Cupressus), os zimbros (JuniPerus) e os cedrinhos (Thuja). Os ciprestes têm cones fortes e arredondados. Os zimbros têm cones flexíveis que parecem bagaços, enquanto os cones dos cedrinhos são pequenos e lenhosos.


Cicadáceas
    Gimnospermas cujo aspecto lembra o de uma pequena palmeira As cicadáceas pertencem à divisão das cicadófitas (Cycadophyta), que contém cerca de 140 espécies. Elas surgiram há mais de 300 milhões de anos e, provavelmente, serviram como fonte de alimento para alguns dinossauros Hoje, são encontradas principalmente nos trópicos. Elas apresentam folhas longas e divididas e grandes cones. Cones masculinos e cones femininos crescem em plantas distintas

Família dos teixos
    Família de coníferas que não possui cones verdadeiros As 18 espécies de teixos da família das taxáceas (Taxaceae) formam sementes dentro de um envoltório chamado ariIo. Essas espécies são classificadas como coníferas porque o arilo é uma parte da semente e não um fruto proveniente de um ovário. A família inclui os teixos (Taxus) e a noz-moscada-da-califórnia (Torreya californica).

Ginkgoales
Ginkoales - folhas em forma de leque
     Últimos sobreviventes de uma antiga divisão de coníferas Folhas em As ginkgoales forma de leque possuem uma única espécie atual, oginkgo (Ginkgo biloba), pertencente à divisão das ginkgófitas, Elas têm folhas em forma de leque divididas em dois lobos. As árvores femininas produzem sementes ovaladas e frutos macios. Os ginkgos são freqüentes nas _","" cidades, pois sobrevivem à poluição.




0 comentários :

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.
 
Lider Biologia - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade | Template Clean, criado por Tutoriais Blog .