Estudo dos carboidratos

   Os carboidratos são ricos em energia. Os animais usam a energia dos carboidratos, como os açucares e o amido, para alimentar as células. As plantas produzem seus próprios carboidratos, usados como fonte de energia e para a construção de suas paredes celulares.
Carboidrato 
    É um composto orgânico que contém carbono, hidrogênio e oxigênio.
   Os carboidratos são compostos orgânicos que funcionam como reservas essenciais de energia nos seres vivos, Uma molécula de carboidrato é, em geralmente composta por um mesmo número de átomos de carbono e oxigênio, e do dobro de átomos de hidrogênio. Carboidratos simples, como os açucares, tem  moléculas com menos de 20 átomos de carbono. As moléculas de carboidratos complexos, como o amido, contém milhares de átomos de carbono em cadeias.
Monossacarídeo
   É  um tipo de carboidrato mais simples. Em geral eles possuem seis átomos de carbono  ou menos, arranjados em forma de anel. Essas moléculas simples se dissolvem com facilidade na água. A glicose é o monossacarídeo mais importante.
Dissacarídeo
    Dissacarídeo é um carboidrato constituído de duas unidades de monossacarídeos.
Polissacarídeo
    É um carboidrato feito de menas unidades. Quando os carboidratos simples se unem, formam longas cadeias chamadas polissacarídeos feitos de glicose. Eles não se dissolvem com facilidade na água por serem moléculas mais longas.
Açucar
 É um carboidrato simples e com gosto doce, os açucares na maioria das vezes são monossacarídeos ou dissacarídeos. Eles se dissolvem com facilidade e podem ser quebrados rapidamente para  gerar energia.
Frutose
 Frutose é o açúcar das plantas trata-se de um monossacarídeo encontrado nas frutas e no mel. Seu paladar é mais doce do que o da sacarose, de cuja molécula faz parte.
Glicose
  É o açúcar mais comum nos seres vivos. A glicose é uma fonte de energia vital para os seres vivos, é encontrada em muitas células vegetais e animais, a glicose é quebrada durante a respiração celular para obtenção de energia.
   As plantas produzem glicose por fotossíntesee a armazenam como amido. Os animais obtêm  a glicose pela digestão dos alimentos como o amido, no aparelho digestivo, A glicose circula pelo corpo animal através do sangue e é constantemente reposta a medida que é usada.
Maltose
    É um açúcar feito de duas unidades de glicose. A maltose é um dissacarídeo. Ela é sintetizada pelas plantas e pode ser encontrada nos animais quando digerem o amido. Os brotos ou  sementes em germinação contêm uma grande quantidade de maltose. O malte, usado para fazer cerveja e uísque, vem das sementes da cevada.
Lactose
   É o açúcar encontrado no leite. A lactose é um dissacarídeo feito de glicose e outro chamado galactose. Os mamíferos produzem lactose para alimentar seus filhotes.
Sacarose
   É o açúcar encontrado na seiva vegetal, é o açúcar que nós comemos. É um dissacarídeo feito de uma unidade de glicose e de uma unidade de frutose. O açúcar branco refinado é quase sacarose pura, produzido pela evaporação da seiva da cana-de-açúcar com remoção das impurezas.
Amido
    É um carboidrato que as plantas usam para armazenar energia. O trigo , o arroz  e a batata contêm amido, que é um composto feito de polissacarídeos. As  plantas produzem o amido por associação de unidades de glicose de dois modos: parte do amido é feita pela amilose, cujas moléculas são de cadeias simples,  o restante é feito de amilopectina, que tem moléculas ramificadas.
Glicogênio
   Glicogênio é o carboidatro que os animais usam para armazenar energia assim como as plantas utilizam o amido.  O glicogênio se forma pela combinação de numerosas moléculas de glicose. Quando um animal precisa de energia, converte o glicogênio em glicose bem rapidamente. No corpo humano, o glicogênio é armazenado sobretudo no fígado.
Celulose
   É um carboidrato insolúvel, material que as plantas usam com finalidade estrutural. As plantas produzem a celulose que é o composto mais abundante na terra. São constituídas de milhares de unidades de glicose. Com a celulose as plantas constroem suas paredes  celulares.

Os monossacarídeos e os dissacarídeos

 O açucar que compramos no supermercado é  sacarose
Na foto acima temos o amido de milho


Estrutura da celulose

0 comentários :

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.
 
Lider Biologia - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade | Template Clean, criado por Tutoriais Blog .