Código genético

 As células de nosso corpo usam o código genético interpretar as informações armazenadas no DNA. Essas informações instruem as células como sintetizar as proteínas que constituem e controlam as próprias células. Sem o código, não haveria possibilidade de informações genéticas serem transmitidas por hereditariedade de pais a filho.
Codigo genético
   É  o código químico específico do DNA e transcrito pelo RNA. Uma molécula a de DNA contém uma longa seqüência de substâncias químicas chamadas bases nitrogenadas, ordenadas de forma particular. O código genético informa à célula como converter a seqüência de bases do DNA em uma seqüência de aminoácidos. Os aminoácidos formam as moléculas das proteínas,que constituem estruturas celulares e as fazem trabalhar.
Códon
Códon
    Seqüência de três bases usadas no código genético. As "palavras" usadas pelo código genético são chamadas códons. Um códon é uma seqüência de três bases do RNAm e tem uma correspondência especifica. Existem quatro tipos de bases que, ordenadas de três em três, podem formar 64 grupos. Um códon especifica um aminoácido particular ou mostra onde uma cadeia de aminoácido deve começar ou terminar.
Gene
Unidade da hereditariedade que contém informações relacionadas com a produção de determinadas proteínas.
O DNA nas células humanas armazena cerca de 50 mil a 100 mil genes. Cada gene contém códons que informam à célula como produzir certa proteínas. Estas podem constituir estruturas ou controlar a atividade celular. Produzindo diferentes proteínas em diferentes tempos, os genes podem atuar como controladores da atividade metabólica das células. Os genes são as unidades básicas da hereditariedade e são passados para a geração seguinte sem se dividirem em unidades menores. Entretanto, um gene pode ter variações chamadas alelos. Cada ser vivo gerado por reprodução sexuada tem um conjunto único de alelos.
Gene Controlador
Genes
    É um gene que estimula ou inibe a expressão de outros genes. Alguns genes se expressam quase que o tempo todo. Outros só se expressam oportunamente. Os genes controladores produzem as proteínas que ligam ou desligam outros genes.
Genótipo
    Constituicão genética de uma célula ou de um ser vivo.
    O genótipo de um ser vivo é a informação genética que ele herda de seus pais. O genótipo compreende o conjunto de genes ou alelos que determinam a forma, o tamanho, a cor, o comportamento e inúmeros outros caracteres dos seres vivos. O genótipo também inclui os alelos que não estão em ação e, por isso, não são expressos - mas podem se manifestar em uma geração seguinte.O genótipo interage com o meio para produzir um fenótipo.
Fenótipo
Fenótipo
Característica individual produzida pelo genótipo.
O Fenótipo de um ser vivo é a expressão física ou funcional de um caráter determinado pelo seu genótipo. Ainda que dois seres vivos tenham o mesmo genótipo, os fenótipos podem ser diferentes, por causa das influencias ambientais e dos efeitos dos genes e alelos. Por exemplo, se duas plantas com o mesmo genótipo crescem em condições diferentes, elas podem apresentam formas distintas.

1 comentários :

Tecnologia do Blogger.
 
Lider Biologia - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade | Template Clean, criado por Tutoriais Blog .