Algas unicelulares


Introdução
    As algas vivem onde há água, luz e suplemento mineral. Elas usam a energia luminosa do Sol para a produção do seu próprio alimento e, na cadeia alimentar, servem de alimento para outros tipos de vida. As menores algas são organismos unicelulares, visíveis apenas com o auxílio do microscópio.
Algas
    Como as plantas, as algas são autótrofas ou seja, produzem seu próprio alimento pela fotos síntese Há mais de 20 mil espécies de algas, desde as microscópicas diatomáceas até as gigantescas algas marinhas que podem alcançar cerca de 100 metros. A maioria vive na água e as algas maiores se reproduzem por liberação de esporos.
Algas unicelulares
    Grupo de algas cujo corpo consiste de uma única célula. As algas unicelulares são organismos microscópicos semelhantes a plantas. Muitas dessas -algas vivem em colónias, sendo comuns em lagos e tanques. No verão, elas costumam esverdear as águas dos tanques. As algas unicelulares são classificadas como protistas e as pluricelulares, como plantas.
Crescimento de algas
    Rápido aumento no número das espécies de algas num determinado local Em condições favoráveis, as es pécies de algas podem aumentar rapidamente seu número, provocando uma explosão populacíonal. A alga se reproduz rápido a ponto de esgotar os minerais necessários à sua sobrevivência. O aumento das algas se dá naturalmente em muitos lagos, mas também acontece se a água ficar poluída com nutrientes minerais, como fosfatos .



Maré vermelha
Fenomeno conhecido como maré vermelha
    Aumento de toxidez na água pela proliferação de dinoflagelados. Os dinoflagelados são algas comuns em mares quentes. Eles eliminam produtos tóxicos no meio ambiente em que vivem. Na maré vermelha, a população de dinoflagelados aumenta subitamente, liberando grandes quantidades de substâncias tóxicas na água. Essa poluição mata os peixes, que são levados aos milhões até as praias. Os dinoflagelados podem ficar retidos em animais filtradores, como nos mexilhões, passando assim seu veneno para a cadeia alimentar.
Colônia
    Conjunto de seres que estão relacionados e vivem juntos.
   Muitas algas unicelulares vivem permanentemente em grupos chamados colônias. Em algumas colônias, cada célula é independente. Em outras, as células dividem o trabalho para se manterem vivas. O estilo de vida colonial pode ser encontrado em outros tipos de organismos, desde bactérias até insetos.

Continue lendo 

7 comentários :

  1. É muito importânte sabermo o quanto as algas não só as unicelulares mais também todas as algas,são produtores primarios que produzem grande porte do oxegênio dos mares. Levando vidas aos seres que depende do oxegênio dissolvido para sobreviver.Isso mostra a iportancia desse vetal aquatico.

    ResponderExcluir
  2. Muitooo mara esse site.. Adorei.. Vocês estão de parabéns!! Ajudaram bastante em meu trabalho de ciencias...

    ResponderExcluir
  3. Adorei este site ,ajudou muito no trabalho de Ciências.

    ResponderExcluir
  4. So quero saber como elas produzem sua fotosintese

    ResponderExcluir
  5. qual é tempo de vida de uma alga, em condições normal?

    ResponderExcluir
  6. legal esse site me ajudou bastante para estudar ´para a minha prova de ciencias que estava muito dificil. Parabens para o administrador desse site !!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.
 
Lider Biologia - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade | Template Clean, criado por Tutoriais Blog .