Ácidos nucléicos


    Os  ácidos nucléicos formam um vasto grupo de substâncias que controlam o funcionamento dos seres. Eles contêm informações necessárias para a síntese das proteínas estruturais e funcionais. Sob ação de enzimas, o DNA pode passar informações genéticas para cada nova célula. Os ácidos nucléicos são compostos orgânicos formados de unidades: os nucleotídeos. Exitem dois tipos de acido nucléico: o DNA e o RNA. O DNA contém a informação genética; na maioria das células, ele é armazenado no núcleo. O RNA atua como mensageiro dessa ordem, copiando a informação do DNA, Transportando-a e colocando-a em ação.
DNA
Molécula de DNA
    Uma molécula de DNA ou ácido desoxirribonucléico, pode conter milhões de átomos. Ela é constituída de dois cordões que se torcem formando uma dupla hélice. Os cordões são unidos por compostos chamados bases nitrogenadas. A sequência dessas bases constitui a informação genética específica de cada organismo.
DNA mitrocondrial
Replicação do DNA
É um tipo de DNA encontrado dentro das mitocôndrias. Muitas células também têm pequenas moléculas circulares de DNA encontradas em suas mitocôndrias. O DNA das mitocôndrias são similares ao DNA das bactérias.
RNA
    Diferente do DNA, o RNA, ou ácido ribonucléico, tem somente um cordão de nucleotídeos. O RNA realiza a síntese de proteínas. O RNA mensageiro contém parte das informações do DNA, e o RNA transportador liga-se aos aminoácidos formando uma proteína especifica.
RNA mensageiro
Molécula do RNA transportador
    É um tipo de RNA que contém uma cópia transcrita da informação do DNA. Um cordão ou sequência do RNA mensageiro ou RNAm, é uma cópia de parte de uma fita do DNA. Ele é feito por enzimas que usam a fita do DNA como um modelo. Isso ocorre durante um processo chamado transcrição. Uma vez sintetizado, O RNA mensageiro desloca-se e a informação transcrita pode então ser traduzida, ou lida, pelo RNBA transportador, que, junto com outras substancias, sintetiza proteínas.
RNA transportador
   É um tipo de RNA que se une aos aminoácidos que formarão as proteínas. Para fazer uma proteína, os aminoácidos têm de ser coletados e reunidos numa sequência certa. Esse trabalho é realizado pelo RNA transportador, ou RNAt. Durante a tradução, o RNAt se liga em pontos determinados do RNAm. Como existe um RNAt especifico para cada tipo de aminoácido, isso permite colocar um aminoácido na ordem correta na síntese de proteínas.

0 comentários :

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.
 
Lider Biologia - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade | Template Clean, criado por Tutoriais Blog .